domingo, 7 de outubro de 2018



Recebi um vídeo de um jornalista da Rede Globo se perguntando “como chegamos a tanto extremismo e a uma polarização tão violenta?”.

As explicações podem até ser mais complexas. Mas nenhuma delas poderia deixar de salientar o papel da mídia e, no caso brasileiro, especialmente do jornalismo da Rede Globo neste processo.
Ao difamar, detratar e demonizar apenas uma lado da política. Ao distorcer informações, usar jogos de linguagem e eufemismos para justificar claros desrespeitos e descumprimentos da lei realizados particularmente pelos seus aliados no poder judiciário, ao dar notícias com ódio nos olhos e com tom muito irônico... não havia como esperar outra coisa.

É muito bom que se perca a ingenuidade. A queda do paraíso é uma conquista. Não se pode mais negar o conflito de interesses em nome de uma verdade pretensamente imparcial. Só se colhe honestidade plantando honestidade. A Paz não pode ser alcançada sem um compromisso com a compreensão mais profunda da realidade, com crítica e autocrítica constantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário