quarta-feira, 26 de abril de 2023

Ensino de História

 

 

São muitos movimentos necessários, mas isso não deve nos desanimar. Em alguns lugares, inclusive em pós-graduações em que trabalho, historiadores têm utilizado a alegação do avanço – importante, fundamental e que deve ser reconhecido e aplaudido - das pesquisas em História Pública para argumentar a indissociabilidade entre ensino e pesquisa. Que bom, né? Nas entrelinhas, contudo, está a eliminação da potencialidade reflexiva e formadora das investigações do campo de pesquisa do ensino de História. Não necessitamos deste campo, por que todos nós temos autoridade para falar sobre aprendizagem dentro e fora das escolas, mesmo que nunca tenhamos publicado nada sobre aprendizagem, crianças, adolescentes e jovens, história da escolarização, linguagem, letramento, progressão, significância etc.

Penso que é fundamental assumirmos o "Ensino de História no Ensino Superior: Revisão Urgente". E - em conjunto e inseparavelmente - estará a nossa postura e defesa da legitimidade e protagonismo da nossa voz na discussão sobre o currículo e demais proposições para a Educação Básica (em conjunto com os docentes que atuam diretamente neste nível). A defesa da presença da História no currículo, sustentada por uma reflexão profunda da sua potencialidade formadora é uma parte deste trabalho. A outra é apontar as demandas que a aprendizagem escolar de História pode e consegue atender no mundo contemporâneo, implicando os critérios de seleção para conteúdos substantivados e procedimentos a serem abordados progressivamente desde a Ed. Infantil. Ao meu ver, são os meus colegas pesquisadores do ensino de História que melhor conseguem fazer esta apropriação da riqueza da produção historiográfica contemporânea para responder a estas demandas.

Alimentando o debate e a dialética entre Ed. Básica e Ensino Superior talvez consigamos galgar mais espaços e o respeito que ainda não temos por parte de alguns (infelizmente muitos) colegas historiadores – historiadores como nós, é sempre bom lembrar!

 

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